Passo a passo de como criar um blog para uma faculdade

Tempo de leitura: 5 minutos

Ter um blog na internet tornou-se praticamente uma necessidade para quem pretende criar um canal de diálogo mais próximo com leitores e clientes. A facilidade da conectividade dos dias atuais permite um número diverso da criação de conteúdo que gera informação, entretenimento e destaque para quem o produz. Em meio a essa realidade, criar um blog para uma faculdade é uma estratégia que resulta na divulgação da instituição, de suas ações, qualidades e diferenciais no âmbito educacional.

Então, para não ficar do lado de fora dos benefícios de blog, criar um deve estar na lista das próximas tarefas inadiáveis da sua faculdade. Continue neste texto e descubra o que é preciso seguir para criar um blog!

 

Planejamento

Antes de criar o blog para uma instituição de ensino superior é necessário fazer um planejamento do conteúdo que será divulgado nele. Não se assuste, não estamos dizendo que é preciso ter todo o conteúdo pronto, é necessário saber o que vai ser publicado no. É fundamental determinar o objetivo do blog. Para isso:

  • Saiba quem será o seu leitor;
  • Defina quem produzirá o conteúdo (serão profissionais da própria faculdade? Uma equipe de marketing interna? Uma agência especializada na pesquisa, preparação e divulgação do conteúdo?).

 

Pronto, agora, após a elaboração do planejamento para o blog da faculdade, é necessário seguir procedimentos técnicos e, para isso, será preciso fazer investimentos, porém, nada impossível perto dos benefícios gerados pela obtenção de um blog.

 

Passo 1: a hospedagem

A hospedagem pode ser comparada ao “terreno” no qual o seu blog será estruturado, é ela quem vai deixar o blog funcionando. Os serviços de hospedagem podem ser pagos ou gratuitos.

Exemplos de opções gratuitas: hostinger

Exemplos de opções pagas: Locaweb, BlueHost, Dialhost, Hostgator, Media Temple e KingHost

As opções de hospedagem são variadas, a nossa recomendação é que seja feita uma pesquisa antes da compra dos suportes para o blog da sua faculdade. Apesar de existir opções gratuitas de hospedagem, é recomendável utilizar um serviço de hospedagem paga, para garantir maior proteção para o blog.

Sites como o ReclameAqui são aconselháveis de serem visitados antes da compra, pois apresentam a avaliação de outros clientes.

 

Passo 2: o domínio

O domínio é o nome do blog, ele permite a identificação do blog da sua faculdade na internet. Os domínios mais utilizados são “.com” e “com.br”, eles são comprados em sites como Registro.br, GoDaddy.com ou em outros denominados de “registrar”, com a faixa de valores aproximados entre R$ 30 e R$ 90. Antes da compra, é válido fazer pesquisas em um “registrador de domínios” para consultar se o domínio está disponível.

Agora, se a faculdade já possuir um site institucional, é possível adicionar apenas um subdomínio como “/blog” ou um diretório como “blog.” e anexá-lo ao site já existente, exemplos:

  1. agenciaflex.com/blog
  2. blog.agenciaflex.com

Para facilitar a descoberta do blog da faculdade, é necessário que, no processo de decisão pelo domínio, sejam utilizadas palavras fáceis de serem lembradas, evitando o aparecimento de dúvidas.

 

Passo 3: o CMS

Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo é a plataforma que permite o gerenciamento do blog. O WordPress é o CMS mais utilizado no mundo, um a cada cinco sites da internet o utilizam, contudo existem outras opções como Blogger, WIX e Square Space, Joomla e Drupal.

Além de ser o mais utilizado, o WordPress também é a opção mais aconselhável. São duas as opções oferecidas “wordpress.com” que hospeda o blog gratuitamente, mas é mais limitador e o “wordpress.org” que oferece maior possibilidade de personalização e controle.

Após a obtenção do CMS, é preciso personalizar o aspecto do blog, ou seja, a adição de plugins que definirão a estrutura do blog, quanto menor a quantidade de plugins, maior será a velocidade do blog. Conheça 3 plugins e as suas funcionalidades:

 

  • Yoast: permite a verificação da otimização do conteúdo, além de permitir a configuração de títulos, taxonomia e de toda a otimização do blog para facilitar o seu acesso;
  • Disqus Comment System: permite a inclusão de comentários;
  • WP Smush: permite a otimização de imagens.

 

 

Passo 4: o design

O design envolve o layout, cores, temas, enfim, a interface do blog. O design precisa ser intuitivo, atraente e responsivo, ou seja, acessível em computadores, celulares, tablets ou outros dispositivos móveis.

O template do blog pode ser gratuito ou pago, no entanto, para tornar único o blog da sua faculdade, a compra de um tema é indicada.

 

Passo 5: o conteúdo  

O blog da faculdade está pronto para ser utilizado, como a etapa inicial foi o planejamento do conteúdo, agora será o momento de produzi-los, seja em formato de vídeo, texto, infográfico e outros, a diversificação do modo que o conteúdo é entregue deixa o leitor mais envolvido.

 

Enfim, agora é a hora de começar a produzir conteúdo relevante para os seus alunos e promovê-los nas redes sociais da sua faculdade! Se surgir alguma dúvida, entre em contato conosco!