Aprenda o significado de 17 termos do Marketing Digital

Tempo de leitura: 3 minutos

termos de marketing

O Marketing Digital possui alguns termos específicos da área. Pensando nisso, elencamos aqui a definição de 17 termos bastante utilizados. Confira abaixo e aprenda mais sobre o assunto.

AIDA = É a abreviação das palavras “Atenção, Interesse, Desejo e Ação”. A AIDA representa o trajeto do público até o momento da conversão e pode ser utilizada na produção de conteúdos, criação de vídeos, design de um site e outras maneiras de comunicação.

B2B = Business-to-Business (Empresa para Empresa) caracteriza uma empresa que vende produto para outra empresa.

B2C = Business-to-Consumer (Empresa para Cliente) caracteriza uma empresa que vende produto para um cliente.

CAC = Customer Acquisition Cost (Custo de Aquisição de Cliente) representa o valor dos gastos para conquistar um cliente.

Conversão = Quando o cliente executa uma ação desejada pela página/empresa.

CTA = Call-to-Action (chamada para ação) são orientações dadas ao visitante para que ele realize alguma ação como fazer um download de um e-book ou se cadastrar na lista de e-mails. Um CTA aparece na página, dentre outras maneiras, através de links, botões, textos e, geralmente, são expressos com verbos no imperativo, que induzem o leitor à ação, como em “assine a newsletter”, “compartilhe o texto com seus amigos” e “curta nossa página no facebook”.

Funil de vendas = Pirâmide que representa a trajetória do cliente até o momento final de compra. O funil de vendas é dividido em três partes:

Topo do funil = O visitante ainda não é um cliente, essa etapa representa o momento de atração na qual o visitante descobre que tem um problema;

Meio do funil = Essa etapa caracteriza a busca da solução para o problema descoberto, o visitante tem dúvidas se o produto ofertado trará benefícios;

Fundo do funil = O visitante já decidiu comprar o produto e busca informações que reafirmem a impressão gerada pelo vendedor.

Inbound Marketing = Tem o mesmo significado de marketing de atração. Significa utilizar estratégias de marketing digital direcionadas a um tipo de cliente especifico para conquistá-lo e solucionar algum problema dele.

KPI = Key Performance Indicators (Indicador-Chave de Performance) são os indicadores que permitem acompanhar os resultados de uma estratégia.

Landing Page = Página idealizada para fornecer ao cliente os mecanismos necessários para uma conversão.

Lead = Pessoa que deixa suas informações através de formulários de uma Landing Page

Link building = Inserção, dentro de um artigo, de links de outros artigos correspondentes. Essa técnica tem como objetivo aumentar o tempo de permanência do leitor no blog ou encaminhá-lo para um blog com conteúdo similar.

Marketing de conteúdo = Ramificação do Inbound Marketing que tem como objetivo a conversão do público por meio da entrega de conteúdo de valor, de acordo com as etapas do funil de vendas.

Palavra-chave = Termo(s) que sintetiza(m) o assunto tratado no texto.

ROI = Return on Investiment (Retorno sobre Investimento) são os indicadores que avaliam os ganhos e as perdas de um investimento. O ROI é medido através da fórmula:

( Ganho com o Investimento  –  Custo do Investimento )  ÷  ( Custo do Investimento )

SEO = Search Engine Optimization (Otimização para Buscadores) = Estratégias que auxiliam o posicionamento de páginas através de mecanismos de buscas. As técnicas de SEO facilitam que uma página seja facilmente encontrada por meio de palavras-chave, título e usabilidade do site, por exemplo.

 

Esperamos que as definições apresentadas tenham solucionado suas dúvidas. Agora, você está preparado para colocar em ação esses termos na sua estratégia de marketing.