Afinal, o que é e para que serve um lead?

Tempo de leitura: 4 minutos

Lead é a definição para o contato que demonstrou interesse no produto de uma empresa, solicitando algum material rico (e-book, vídeo, infográfico, entrevista e outros) ofertado e entregando informações como nome, e-mail, profissão, telefone etc. Nem todo lead se tornará cliente, mas todo lead, quando bem instruído, tem possibilidade de realizar uma compra e se tornar cliente fiel da empresa.

Aprenda mais sobre lead e veja como ele é importante para o seu negócio.

 

Lead x Visitante

Se você estiver pensando que o significado de lead é o mesmo de visitante, não é. Vamos às diferenças!

Como já definido acima, um lead é um potencial cliente que manifesta interesse por uma empresa ou um produto.

Acompanhe a exemplificação abaixo:

João é um estudante do ensino médio que está pesquisando informações sobre o curso de Educação Física, entre as inúmeras pesquisas feitas por ele no Google, ele descobriu um texto do blog de uma faculdade com o título “tudo que você precisa saber para ingressar no curso de Educação Física”. João entrou no blog e leu o texto, neste momento ele é definido como um visitante, ou seja, ele só fez leitura e não entregou nenhuma informação pessoal.

No entanto, junto a esse texto há um link com a oferta de dois vídeos sobre as características do aluno do curso de Educação Física, João acessa o link que o direciona para uma landing page com os detalhes dos dois vídeos e um formulário que precisa ser preenchido para o envio dos vídeos.

O formulário solicita 4 informações: nome, e-mail, nível de escolaridade e motivo de interesse. João preencheu todas as informações e recebeu, no mesmo momento, em seu e-mail, os dois vídeos sobre o curso e mais um link com um teste vocacional sobre as áreas de saúde e ciências humanas. João era um estranho (visitante) e tornou-se um conhecido (lead).

João tornou-se um lead no momento que ele enviou as suas informações e, caso ele faça o teste vocacional enviado e continue acessando conteúdos do blog sobre a área de Educação Física, ele passará a ser denominado de lead qualificado (pois ficou mais claro que ele realmente está interessado no curso de Educação Física), ou seja, o estudante João tem grande chance de se inscrever no vestibular para uma vaga no curso de Educação Física.

Depois desse processo e do avanço de João nas etapas de aprendizado, as suas informações podem ser passadas à equipe comercial, para o estabelecimento de um contato de vendas.

 

Como atrair um lead?

A entrega de um bom conteúdo é o fator que atrai e qualifica os leads de um negócio, se o conteúdo for relevante para a pessoa, ela, provavelmente, entregará suas informações para saber mais sobre o assunto que despertou a sua atenção.

Por isso, saiba quem é a sua persona, esse conhecimento facilitará na produção de seus materiais ricos, em seguida entregue somente conteúdo importante para a persona, só assim ela passará pelo funil de vendas e pela progressão nas etapas de visitante – lead – cliente.

 

Nutrição de leads

Nutrir um lead significa deixá-lo informado, instruído a respeito de um assunto. A nutrição de leads pode ser feita pelo processo chamado automação de marketing, dessa maneira, é possível, por exemplo, enviar um determinado material para o lead que já deixou suas informações no momento que ele acessar um texto do blog da sua empresa.

Nutrir um lead significa conversar com ele, atrair a sua atenção, manter um relacionamento e gerar confiança, aumentando, assim, a possibilidade de torná-lo cliente da empresa.

 

Para que serve um lead?

Em síntese, em uma estratégia de marketing digital, um lead serve para o aumento da probabilidade da efetivação de uma compra, devido a diminuição do ciclo de vendas. Um lead nutrido, qualificado, informado e satisfeito torna-se mais do que um cliente, ele torna-se fã e um divulgador da marca da sua empresa.

 

Agora que você já sabe que o lead é um potencial cliente, chegou a hora de definir maneiras para atraí-lo, siga as recomendações dadas no texto e aumente a lista de clientes fiéis e satisfeitos. Surgiu alguma dúvida? Deixe seu comentário!