Investir em marketing digital ou em marketing off-line?

Tempo de leitura: 3 minutos

As pessoas vivem cada vez mais conectadas, comprando pela internet, montando negócios on-line, vendendo cursos e produtos a distância, entre outros comportamentos. Diante dessas novas posturas, ficam as questões: devo investir em marketing digital ou em marketing off-line? Escolher um ou outro? Qual deles é melhor para o meu negócio?

São dois os caminhos e muitas as dúvidas. Pretendemos, neste artigo, esclarecer a melhor opção para você e seu negócio.

 

Compreendendo a realidade

De acordo com dados da Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016, 50% dos entrevistados disseram utilizar a internet todos os dias da semana, com maior predominância em telefones celulares (72%) e computadores (25%). Dentre os participantes, 29% deles disseram utilizar a internet por mais de 300 minutos diários, de segunda a sexta-feira.

O meio de comunicação identificado como mais utilizado para informação foi a televisão, com 63% de respostas. A quantidade de 77% dos participantes da pesquisa disseram assistir à televisão todos os dias da semana. O rádio, jornais e revistas também foram mencionados, no entanto, utilizados em menor quantidade.

Além das informações anteriores, uma outra relevante é que as mídias sociais influenciam em 93% das decisões de compra. E, diante de todos esses dados, a dúvida sobre a melhor estratégia continua. Então, vamos saber mais sobre o marketing digital (on-line) e o marketing off-line.

 

O marketing off-line

O marketing off-line envolve todas as estratégias de marketing que não estão relacionadas com a internet, como: jornais, revistas, brindes, televisão, outdoors, panfletos, busdoor, rádio, cartões de visita ou anúncios em muros. O cliente é atingido pelo anúncio e, na maioria das vezes, não procurou por ele.

O marketing off-line tem o custo aproximadamente 62% maior do que o marketing digital, ou seja, é mais caro e não permite a obtenção de resultados detalhados.

 

O marketing digital

O marketing digital, caracterizado pelo marketing nas redes sociais, anúncios patrocinados, blogs e sites, ganhou bastante força ultimamente. No marketing digital a comunicação acontece de forma instantânea, é possível falar com o consumidor no mesmo momento que ele envia uma mensagem, mesmo empresa e cliente estando em locais diferentes

Entre as suas vantagens estão a possibilidade de segmentação das campanhas, de acordo com o público específico, além disso, os resultados de qualquer ação on-line é facilmente identificado. Com o marketing digital é possível educar o cliente antes da venda, por meio das redes sociais e de um blog, fator que diminui a insegurança do cliente sobre o produto.

 

Afinal, investir em marketing digital ou marketing off-line?

Como visto nos tópicos acima, os meios tradicionais, como a televisão, ainda são muito utilizados, porém, estão, progressivamente, convivendo com os meios digitais.

Saber a resposta sobre investir em marketing digital ou marketing off-line depende do planejamento da sua estratégia de marketing, dos planos para o futuro do seu negócio, dos objetivos a serem atingidos, da exatidão dos resultados que precisam ser atingidos, do orçamento e das características da persona da sua empresa.

É importante, também, analisar se o investimento será compensador para o seu negócio e se trará, de fato, novos clientes. O marketing off-line pode ser considerado invasivo, mas também pode atingir exatamente o público que o seu negócio espera e ainda gerar neles uma confiança sobre a marca.

O marketing digital permite a interatividade e tem um menor custo, mas também pode gerar resultados insatisfatórios, pois não basta estar na “rede”, é preciso conhecer as técnicas para gerar engajamento e a confiança do público.

É possível utilizar as duas estratégias de marketing concomitantemente, ou investir mais em apenas uma, mas, antes disso, é necessário refletir sobre o propósito da sua empresa para, então, atualizar constantemente as suas estratégias, conquistar o seu cliente e aumentar o posicionamento da sua marca.

 

Se, depois deste texto, você ainda tiver dúvidas entre o marketing digital e o marketing off-line, envie-nos um e-mail (contato@agenciaflex.com) ou deixe o seu comentário!