O que é Automação de Marketing?

Tempo de leitura: 4 minutos

Estava hoje pensando sobre o que é automação de marketing, então li alguns textos relacionados ao tema para poder trazer a vocês uma boa definição sobre o assunto. Confesso que ampliei a minha percepção sobre o poder da automação de marketing, visto que minha visão anterior era menos ampla.

 

Vamos lá, começarei com a definição que mais gostei:

 

“Automação de marketing é uma tecnologia que ajuda as empresas a racionalizar, automatizar e medir tarefas de marketing e fluxos de trabalho, para que possam aumentar a eficiência operacional e aumentar a receita de forma rápida.”

www.marketo.com

 

Pode parecer um pouco complicado assim de cara, por isso gosto de definir também o que as coisas não são, pois, ajuda a sedimentar ainda mais o conceito. Listarei agora o que a automação de marketing não é:

 

  • Um sinônimo para e-mail marketing
    • Nem de perto, pois a automação de marketing abrange campanhas de marketing em vários canais. Está presente em campanhas de e-mail, SMS, telefone e até em campanhas nas redes sociais, incluindo diversas camadas dessas campanhas.

 

  • Um jeito de mandar spam
    • Como qualquer outra tecnologia de marketing, se utilizada de forma inadequada gera-se spams, porém se utilizada de forma apropriada produz resultados excepcionais.

 

  • Uma solução que só beneficia o marketing
    • Como é uma tecnologia que nutre o lead, deixando-o cada vez mais preparado para comprar, essas ações refletem também na equipe de vendas, pois com um lead mais maduro, o tempo gasto nas vendas diminui.

 

  • Uma solução que oferece valor sem esforço
    • Caso você possa contratar uma agência para executar essas estratégias, você poderá sentar e esperar os resultados. Caso contrário, isso requer uma estratégia abrangente que integre os processos certos, pessoas, conteúdo, dados e muito mais.

 

 

Eu gosto de dividir a automação de marketing em dois tipos. O primeiro é o que ajuda a automatizar processos diários do marketing em diversos canais, como disparo de e-mails, publicação de posts nas redes sociais e blogs, e integração com CRMs.

 

Se não é você quem executa essas tarefas diariamente na sua empresa, talvez não veja muita vantagem nesse tipo de automação. Porém isso reduz o tempo gasto na execução das tarefas, e, com mais tempo, o funcionário que executa essas ações poderá executar outras tarefas, como o monitoramento da repercussão das ações de marketing.

 

Agora a segunda parte, essa é a menina dos olhos da nova geração do marketing, com ela automatizamos e personalizamos o relacionamento e a comunicação da empresa com os seus leads. Para mim, a diferença entre uma mensagem enviada a um cliente ser spam ou não, é a relevância do assunto. Aí fica a pergunta.

 

“Como saber se um conteúdo é relevante ou não a um lead?”

 

No e-mail marketing tradicional enviamos o mesmo e-mail a todos os leads de uma lista. E nessa lista, possivelmente, existem leads em uma das 4 etapas da jornada do comprador. Um lead na etapa 1, recebendo um conteúdo da etapa 3 possivelmente não verá tanta relevância nesse conteúdo.

 

Já a proposta da automação de marketing é identificar qual é a etapa do lead naquele momento, e de acordo com a iteração dele com seus conteúdos, vai selecionando qual a linguagem e conteúdo utilizar nessa comunicação.

 

Vamos a um exemplo para consolidar essa informação. Vamos dizer que o Ananias já leu 5 artigos do teu blog de topo de funil, nesse momento é que enviamos um e-mail sugerindo para ele 3 conteúdos de meio de funil. Continuando com o Ananias, após ele ler 10 artigos de meio de funil e de ter baixado 2 e-books podemos inferir que ele esteja preparado para um conteúdo de fim de funil com o objetivo de converter esse lead em cliente.

 

Então, resumindo:

“Um conteúdo é relevante a um lead apenas se essa informação for útil no momento atual que ele se encontra. Tirando dúvidas reais e ajudando ele nas atividades do dia a dia.”

 

 

Por que você deveria utilizar automação de marketing?

Como vimos, conseguimos identificar o estágio de cada lead dentro do funil e, assim, nutri-lo forma especializada. Sim, isso é legal, Alan! Mas, e aí? O que isso traz de bom para mim e minha empresa?

Dinheiro, isso mesmo dinheiro. Como você sabe em qual etapa do funil cada Lead está, então só serão encaminhados para a equipe de vendas os Leads que consumiram conteúdos de fim de funil.

Com um lead mais nutrido, ele chegará mais maduro para sua equipe de vendas, isso diminuirá o tempo que o vendedor gastará com esse lead, aumentando, consequentemente, a taxa de conversão da equipe de vendas.

 

Espero ter despertado em você o interesse em utilizar a automação de marketing no seu processo de vendas! Se você quiser saber mais sobre automação de marketing, deixe seu comentário ou envie um e-mail para contato@agenciaflex.com, e continue acompanhando os textos aqui do blog.