O que é marketing de conteúdo?

Tempo de leitura: 2 minutos

Marketing de conteúdo é uma tática de marketing, na qual são produzidos textos relevantes e valiosos para atrair um público-alvo bem definido. Depois de atrair o público, o próximo passo é envolvê-lo e fidelizá-lo.

o-que-e-marketing-de-conteudo-agencia-flex-teresina

Esses conteúdos podem ser feitos de diversas formas, como notícias, vídeos, e-books, posts de blog, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens, etc.  O conteúdo bem construído conquista o seu potencial cliente, que passa a ter uma percepção positiva da sua marca. Saiba que quanto mais engajado estiver o seu público e maior for a sua rede de clientes, mais potencial de venda você terá.

Marketing de conteúdo: primeiro informar, depois vender

O marketing de conteúdo não foca exclusivamente em vendas, mas sim na comunicação direta com o público-alvo. O conteúdo é produzido com o intuito de se aproximar do cliente e sanar suas dúvidas, sem intenção de venda direta, mas sim o educando para uma sábia decisão de compra.

Quando você for produzir conteúdos, entregue informações de qualidade e consistentes, que irão conquistar o seu potencial cliente. Ele será “educado” pelo seu conteúdo valioso e a tomada de decisão de compra será baseada em fatos inteligentes. A venda será a consequência.

Descubra qual é o seu público-alvo e o fidelize

Para que o marketing de conteúdo funcione para a sua empresa, uma das principais ações é o planejamento de conteúdo. Para você saber o que vai escrever, primeiro precisa saber para quem.  Ou seja, descubra qual é o seu público-alvo. Mulheres, homens, crianças? Qual faixa etária? Casados, solteiros?

Depois de delimitado o público-alvo, escreva conteúdos voltados para ele. O que eles querem ouvir? Dessa maneira você trabalha com engajamento, ou seja, entrega informações valiosas que os estimulam a sempre estar em contato com a sua marca e considerá-lo como autoridade no assunto. Você dá alguma coisa de graça para o consumidor (conteúdo), constrói sua imagem e quando seu potencial cliente precisar, sua empresa será lembrada. Talvez a conversão de venda aconteça na hora, mas talvez demore um pouco mais. O que importa é você conquistar o cliente e trabalhar com esses leads (contatos qualificados) ao longo do tempo.

O marketing de conteúdo é baseado no relacionamento de longo prazo com um cliente. O potencial cliente será seu amigo, vai confiar em você e, por fim, comprará.

E seu negócio, está preparado para atrair clientes através do conteúdo?

[easy-opt-in id=1028]