Transforme a sua faculdade na primeira opção dos candidatos

Tempo de leitura: 6 minutos

A disputa pela conquista de alunos é acirrada em meio a mais de 2,000 faculdades particulares no Brasil. Devido a essa estatística, consolidar-se como a primeira opção dos candidatos requer bastante habilidade e planejamento. Elaborar estratégias para despertar o interesse dos candidatos pela sua faculdade é um dos fatores essenciais na garantia pelo posicionamento da sua marca educacional.

Dados do Censo da Educação Superior de 2015, divulgados em 2016, mostram que no ano de 2015 mais de 2,9 milhões de estudantes ingressaram em cursos do ensino superior, ao passo que nas redes privadas houve um decréscimo na quantidade de calouros.

Em 2014, o número de calouros nas faculdades particulares foi de 2.562.306 enquanto a quantidade em 2015 foi de 2.385.861. Apesar da redução explicitada, a quantidade de alunos aptos a cursar o ensino superior ainda é grande e passível de atenção pelos gestores, coordenadores e gerentes de marketing das instituições de ensino.

As pessoas procuram qualificação para o aumento de suas possibilidades de emprego e êxito na vida profissional. A educação é um investimento necessário e com um poder transformador, as pessoas querem ter boas oportunidades na vida e a sua faculdade quer ter alunos, então, nada melhor do que utilizar os próprios desejos dos candidatos como maneira de atraí-los para a sua instituição de ensino.

Agora, confira outras recomendações para transformar a sua faculdade na primeira opção dos candidatos!

 

Seja a diferença

Antes de iniciar a sua nova campanha para o próximo processo seletivo, reserve um momento para a elaboração de uma lista com os pontos positivos de sua instituição, e, a partir deles, crie conteúdo reforçando a importância desses pontos para o sucesso na escolha de uma faculdade.

Utilize os pontos diferenciais da sua faculdade para criar no aluno a concepção de que ele precisa escolher a sua instituição em razão de todos os benefícios apresentados, o candidato precisa ficar convencido de que a sua instituição de ensino superior é a melhor escolha que ele poderá fazer.

Os pontos diferenciais podem estar relacionados à estrutura física da faculdade, ao acervo da biblioteca, aos laboratórios existentes, aos cursos oferecidos, aos horários das aulas, à metodologia dos professores, à segurança dentro e nos arredores da instituição etc.

Utilize as respostas das seguintes perguntas para ajudar na criação da lista dos pontos diferenciais da sua faculdade:

  • a minha faculdade se destaca por qual motivo?
  • qual a experiência única que a minha faculdade proporciona aos alunos?
  • quais as diferenças entre a minha faculdade e as outras instituições de ensino superior?

 

Saiba claramente qual é o seu produto

Para que os candidatos possam ter certeza da escolha que eles fizeram, a sua faculdade também deve ter clareza sobre o(s) produto(s) oferecido(s) por ela, no caso, diversos cursos de graduação, pós-graduação e outros.

Para isso, estruturar os objetivos da sua instituição de ensino, a relevância dos cursos ofertados ou o motivo que faz o seu corpo docente ser o mais capacitado auxilia na captação de alunos, pois, dessa maneira, as suas campanhas de captação terão mais provas para serem mostradas.

 

A transformação

Os candidatos, os alunos e todas as pessoas têm um sonho, seja tornar-se um administrador para gerir empresas sustentáveis, um educador físico para auxiliar as pessoas na prática correta de exercícios físicos e na manutenção da saúde, um cientista da computação para desenvolver um aplicativo com o objetivo de ajudar no aumento da leitura dos jovens ou qualquer outro profissional.

As pessoas querem que os seus sonhos se tornem reais, mostre a elas que a sua faculdade entrega esse sonho, que a candidata Ana sairá da sua faculdade capacitada para ser uma excelente profissional no mercado de trabalho, com uma carreira de sucesso, ações reconhecidas e conhecimentos sólidos.

 

Atente-se para as pesquisas do setor educacional

Uma pesquisa realizada com os concluintes de cursos superiores pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) em parceria com a EDUCA Insights revelou que 78% dos concluintes são os primeiros formados na família e que 69% dos concluintes estagiam ou trabalham.

Ainda, de acordo com dados da ABMES, as dificuldades financeiras representam o principal empecilho que os jovens têm para a entrada no ensino superior.

As pesquisas realizadas sobre a situação do ensino superior brasileiro, tais como o Censo da Educação Superior e as pesquisas da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior mostram para a sua faculdade a veracidade sobre a realidade desse nível de ensino.

Os resultados por elas apresentados servem como guia para a estruturação dos processos de captação de alunos. Confira:

  • A sua faculdade pode apresentar os benefícios que são ofertados aos alunos, tais como: utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingresso na faculdade, disciplinas virtuais que facilitam a vida acadêmica dos alunos que precisam conciliar trabalho e estudo, dessa maneira os alunos assistem às aulas em casa.

Como as dificuldades financeiras representam uma barreira para o ingresso e permanência no ensino superior, a sua faculdade pode deixar claro, antes das campanhas de vestibular e durante elas, as vantagens financeiras ofertadas pela sua instituição de ensino superior.

Assim, mais candidatos tornarão alunos da sua faculdade e concluirão seus cursos orgulhosos de serem os primeiros graduados da família.

A escolha pela entrada em um curso de graduação requer bastante tempo e avaliação dos candidatos, por isso, a sua faculdade precisa se apresentar como um guia que auxilia o candidato até a sua escolha final, acolhendo-o permanentemente.

 

Outras ações para conquistar a preferência dos candidatos
  • Saiba o que as outras instituições de ensino superior estão fazendo. Não copie as ações, apenas analise-as e veja o que funciona e o que não funciona. A sua ideia pode ser criada com base nos pontos de melhoria que foram descobertos;
  • As pessoas precisam falar bem da faculdade. Então, invista no bom relacionamento com os alunos e funcionários da instituição. Funcionários e alunos satisfeitos são divulgadores gratuitos da sua marca;
  • Aceite visitas de candidatos que pretendem conhecer a estrutura da faculdade;
  • Reserve um período para a inscrição de candidatos que manifestam interesse em assistir alguma aula dos cursos oferecidos pela faculdade;
  • Divulgue vídeos em que os próprios alunos da faculdade contam o motivo para a escolha da sua instituição;
  • Utilize as redes sociais como um espaço de diálogo entre candidatos, alunos, professores e funcionários;
  • Dê atenção aos candidatos e aos alunos. Não adianta ter uma boa estrutura, excelentes cursos e campanhas incríveis se os candidatos e alunos não forem tratados com respeito e simpatia.

 

Ser a primeira opção dos candidatos é possível, sim, coloque em prática todas as nossas orientações e aguarde a elevação dos números de matrícula da sua faculdade. Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!