Recompensas digitais – o que são e para que servem?

Tempo de leitura: 2 minutos

As recompensas digitais se configuram como modos de despertar no leitor o interesse sobre um determinado conteúdo e, a partir disso, atraí-lo para a entrega de informações pessoais que possibilitam a sua instrução na jornada de compra, desde a descoberta do problema até a decisão pela compra. Continue acompanhando este texto e saiba mais sobre as recompensas digitais e a importância delas para o marketing digital de uma empresa.

 

O que são as recompensas digitais?

As recompensas digitais, também chamadas de materiais ricos, conteúdo rico ou iscas digitais, são formas de atrair mais clientes para uma empresa, por meio da disponibilização de conteúdo relevante ao leitor.

Geralmente, as recompensas digitais são ofertadas em páginas feitas especificamente para o impulsionamento da tomada de decisão e a ação posterior, essas páginas são chamadas de landing page e apresentam informações sobre a recompensa disponibilizada. As redes sociais, o envio de e-mail e um blog são os meios para a divulgação dos materiais ricos que são criados.

Como uma troca pela oferta do conteúdo rico, uma landing page contém um formulário que demanda algumas informações pessoais, como e-mail, nome e cargo, acompanhadas do botão para a ação. Como exemplos de recompensas digitais podemos citar:

  • E-book;
  • Infográfico;
  • Planilhas;
  • Vídeo;
  • Áudio;
  • Quiz;
  • Livro completo;
  • Podcast;
  • Guias;
  • Relatório de pesquisa;
  • Kits;

 

Para que servem as recompensas digitais?

As recompensas são úteis para a geração e nutrição de leads, para transmitir confiança na marca e, consequentemente, posicioná-la em meio às marcas concorrentes. Por meio delas, é possível converter o visitante em lead até a sua transformação em cliente, as informações disponibilizadas educam o leitor, gerando nele a confiança necessária para o avanço na jornada de conhecimento e na realização da compra.

O leitor que submente suas informações para adquirir um determinado conteúdo rico, aprofunda os seus conhecimentos sobre o assunto do material.  Desse modo, dois propósitos das recompensas digitais são:

1 – entregar um conteúdo mais detalhado e útil;

2 – ser um meio para a captura do e-mail do leitor, com a finalidade de educá-lo sobre um produto e, consequentemente, prepará-lo para uma compra.

Devido à relevância das recompensas digitais, a sua produção requer bastante planejamento, pesquisa e adequação da linguagem e das imagens escolhidas. Compreender as necessidades da sua persona e entregar o material rico como algo realmente benéfico ao leitor, é um modo de atingir o objetivo proposto no momento da criação da isca digital.

 

 

Esperamos que este texto tenha mostrado a você a importância de utilizar as recompensas digitais no seu marketing digital. Aproveite para deixar nos comentários as suas dúvidas sobre o assunto.