Guia de uso das redes sociais para faculdades

Tempo de leitura: 10 minutos

O uso das redes sociais cresce dia após dia e a sua importância no posicionamento de marcas também. Elas são imprescindíveis em uma estratégia de marketing educacional voltada para a criação e manutenção de um relacionamento com candidatos e alunos matriculados, incluindo, consequentemente, o aumento de matrículas, de alunos satisfeitos, admiradores e defensores da faculdade, ocasionando, assim, um destaque da faculdade no segmento de educação superior.

As redes sociais propiciam o engajamento, aumentam o tráfego para o site e blog da faculdade, permitem que a instituição de ensino seja conhecida por pessoas de diversos lugares, facilitam a consolidação da faculdade como autoridade na sua região e em seu setor e proporcionam a interação com o público.

Descubra, agora, como utilizar corretamente as redes sociais na sua faculdade e ter resultados reais.

 

O que é necessário saber ao criar perfis de redes sociais para faculdades?

De acordo com dados da pesquisa Digital In 2016, 45% da população brasileira está ativa nas redes sociais, e as principais redes sociais acessadas são:

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Facebook Messenger
  • Youtube
  • Google+
  • Instagram
  • Skype
  • Twitter
  • Linkedin
  • Snapchat
  • Pinterest

Esses dados sobre as redes sociais preferidas pelos brasileiros são úteis para o favorecimento do ingresso de uma instituição de ensino superior com um perfil oficial.

Contudo, antes de sair abrindo uma conta em cada rede social mostrada acima, é necessário avaliar se o público da faculdade está mesmo nessa rede, essa análise prévia garante a eficiência do manuseio da rede social e auxilia na postura a ser adotada. Confira aqui como criar a persona  de uma faculdade.

Algumas perguntas devem ser respondidas antes da entrada em uma rede social:

  • Qual(is) a(s) persona(s)?
  • O que queremos mostrar e dizer?
  • Quem produzirá o conteúdo?
  • Quais tipos de conteúdo serão ofertados?
  • Quais conteúdos serão disponibilizados nas datas comemorativas?
  • Qual será a quantidade diária de publicações? (vale lembrar que a quantidade de publicações deve ser modificada após a obtenção de resultados sobre a interação proporcionada, o melhor horário para publicação também deve ser examinado. As estatísticas podem ser acompanhadas na própria rede social ou em programas de monitoramento de redes sociais)

 

Outras recomendações são importantes após a criação da conta em uma rede social:

  • Preencha todos os campos da biografia;
  • Utilize um único nome, cores semelhantes e um estilo singular de imagens em todos os perfis de redes sociais. Desse modo, a faculdade transmite a sua marca e será lembrada com mais rapidez;
  • Produza textos curtos nas redes sociais. Deixe os textos extensos para publicações do blog da instituição;
  • Faça pesquisas para descobrir o que outras faculdades estão publicando;
  • Divulgue imagens e vídeos de alta resolução;
  • Elabore respostas para possíveis dúvidas ou julgamentos negativos, por exemplo, faça uma lista respondendo “o que pode acontecer?” e “como posso responder?”. Apesar de sabermos sobre a imprevisibilidade de um comportamento em uma rede social, é possível pressupor alguns deles e saber como agir nessas situações.

 

 

Relacionamento e Linguagem

O relacionamento com os seguidores das redes sociais deve ser próximo e amigável. Na prática, isso quer dizer que os analistas de redes sociais devem responder de maneira educada e acolhedora todas as mensagens recebidas pelo perfil oficial da instituição e os comentários feitos nos posts.

Os comentários negativos e críticas devem ser respondidos, sempre com o objetivo de compreender o caso e proporcionar uma solução. Apagá-los não é, de fato, a melhor opção para a imagem da instituição de ensino, exceto quando eles ferem os direitos humanos.

Responder a críticas de maneira amistosa e deixar o comentário para que outras pessoas o vejam é uma opção que transmite confiabilidade, visto que a mensagem não está sendo vista apenas pelo usuário que a enviou, mas sim por todos aqueles que acompanham o perfil da faculdade. Nesses casos, a comunicação deve ser utilizada para favorecer o contentamento de todo o público que acompanha o perfil da faculdade na rede social.

Contudo, se for detectado que as mensagens negativas estão sendo enviadas estrategicamente apenas para alimentar uma conversa interminável, deixar de respondê-las pode ser a melhor opção.

Observação: inclua na resposta de um comentário ou de uma mensagem o nome da pessoa que entrou em contato.

 

Em relação à linguagem, ela não precisa ser extremamente formal, visto que esse modo de expressão está mais suscetível ao favorecimento da incompreensão de uma mensagem. A recomendação de não adotar uma linguagem formal significa que o vocabulário deve ser simples e não gerar dúvidas em quem o lê.

Apesar disso, o uso de palavras descomplicadas não significa que é conveniente a utilização de abreviações e palavras incorretas, o bom uso da língua portuguesa deve ser mantido. É permitido utilizar emojis, uma linguagem não tão séria e um tom divertido, sempre de acordo com a mensagem que está sendo respondida.

 

 

Vídeos

Quando se fala em vídeo, a mídia social que logo vem à mente é o Youtube, contudo, devido à popularização desse meio de comunicação, diversas redes sociais o utilizam, como o Facebook, Instagram e Twitter. Dessa maneira, vê-se, diariamente, uma ampla quantidade de vídeos postados sobre diversos assuntos.

Os vídeos podem ser utilizados por uma faculdade para a divulgação de campanhas, aulas gravadas, eventos, visitas à faculdade etc. Lembre-se de não tornar o vídeo monótono e longo.

Observação: No Youtube, antes de fazer o upload do vídeo é preciso completar todos os quadros de informação e inserir um título sobre o vídeo que será enviado.

 

Imagens

Capriche na imagem de perfil, pois ela sempre aparecerá nas publicações das redes sociais da faculdade. Um detalhe que merece atenção é a observação da usabilidade da imagem em plataformas além do computador, tais como celulares e tablets.

Utilize imagens que sejam rapidamente identificadas pelos seguidores, ou seja, crie uma padronização para elas.

É importante utilizar pouco texto nas imagens publicadas. Ainda, em relação às imagens, infográficos podem ser utilizados para a diversificação do conteúdo entregue ao público, lembre-se de utilizar imagens que não precisam de muita explicação para o entendimento.

A escolha certa de imagens e vídeos em conjunto com uma legenda engraçada pode ser fator de viralização de um conteúdo, mas atente-se para o equilíbrio na criação de imagens e vídeos engraçados. Eles podem, quando usados de maneira incontrolada, fugir do propósito inicial estabelecido para a rede social em questão.

 

Conteúdo

O conteúdo varia de acordo com a rede social adotada, mas independentemente da rede social utilizada, ele serve como auxílio no posicionamento da marca institucional da faculdade, no relacionamento com candidatos, alunos e ex-alunos e ainda favorece o aumento dos números nos processos de captação e retenção de alunos.

Além disso, as redes sociais favorecem a criação de admiradores e defensores da marca da faculdade, o famoso “boca a boca”, nesse caso, aumenta a quantidade de pessoas que conhecem a faculdade.

Indubitavelmente, uma publicação que for útil para um aluno e para um amigo dele, fará com que o aluno que viu primeiro faça um comentário indicando que seu amigo a veja ou, até mesmo, comente presencialmente sobre a publicação divulgada na rede.

As pessoas vivem conectadas à internet, e as redes sociais são acessadas como meios de entretenimento e informação. Então, a rede social da sua faculdade também deve ser utilizada com esses objetivos.

 

Sugestões de uso das redes sociais

1- As transmissões ao vivo estão sendo popularizadas, elas são uma boa sugestão para a divulgação de um curso da faculdade;

Dica: reúna uma pequena equipe com professores e coordenador de um determinado curso da faculdade, marque um dia no calendário, anuncie a transmissão e desperte nas pessoas que assistirão o desejo de ingressar no curso apresentado.

As transmissões ao vivo também podem ser utilizadas para a resolução de dúvidas comuns sobre a instituição, um curso ou o ensino superior em geral. Lembre-se sempre de fazer a divulgação antecipada e, se possível, relembre o horário horas antes da transmissão.

2 – Utilize as reações do Facebook para gerar engajamento;

3 – Crie um evento no Facebook para um determinado evento da faculdade;

4 – Faça concursos de imagens;

5 – Crie hashtags ( # ) próprias. Elas facilitam a procura de assuntos e de marcações sobre a faculdade;

6 – Crie álbuns de imagens de algum evento ocorrido na instituição;

7 –  Divulgue imagens com frases motivacionais, perguntas, assuntos sobre “como fazer”;

8 – Apresente depoimentos de alunos, professores e ex-alunos (vídeo ou texto);

9 – Mostre os bastidores da faculdade ou preparativos de solenidades;

 

Para as faculdades que desejam intensificar a publicação de imagens, o Pinterest e o Instagram são as redes sociais mais indicadas, entre as redes mais utilizadas apresentadas logo no início deste artigo. Para as faculdades que desejam produzir vídeos com regularidade, a indicação é a criação de um canal no Youtube, os vídeos também podem ser divulgados no Facebook.

Os bastidores da instituição são ideais para serem divulgados no Snapchat e no Instagram, o Twitter é a rede social indicada para relatos rápidos do dia a dia, o Linkedin é uma rede social voltada para negócios, que permite a divulgação de textos, imagens e vídeos, então, se o seu público estiver no Linkedin, comece a produzir conteúdo por lá.

 

Conclusão

Tivemos o objetivo de apresentar informações úteis para várias redes sociais. Ao seguir as recomendações, adotar o hábito de monitorar os resultados das redes sociais e de produzir conteúdos informativos, dinâmicos, motivacionais e divertidos, é possível aumentar o número de pessoas que acompanham a rede social e participam ativamente das publicações.

Entre as vantagens da utilização das redes sociais para instituições de ensino superior estão a gratuidade delas, o aumento do tráfego do site e do blog, a criação de um relacionamento com o público e a divulgação da marca da faculdade. Então, não fique de fora do mundo de possibilidades ofertadas pelas redes sociais!

 

Você descobriu uma oportunidade de uso para a rede social da sua faculdade? Deixe seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas e sugestões sobre o assunto!