O que é Inbound Marketing?

Tempo de leitura: 5 minutos

Criado por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da HubSpot, a expressão Inbound Marketing ou marketing de atração faz referência a um conjunto de estratégias utilizadas para atrair de maneira voluntária a atenção do consumidor.

O Inbound Marketing se opõe ao Outbound Marketing, pois enquanto o “novo marketing” oferece ao consumidor a possibilidade de escolha, o Outbound Marketing utiliza uma maior imposição ao consumidor.

 

Por que utilizar o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é 62% mais barato do que o marketing tradicional, ou seja, além dos custos menores para a sua implantação, o Inbound Marketing ainda proporciona o acompanhamento dos resultados das campanhas e ainda possibilita uma mudança de estratégia, opções praticamente inviáveis no marketing tradicional.

O processo de compra do consumidor mudou, sabe-se que 93% das decisões de compra começam com uma busca on-line e são influenciadas pelas mídias sociais.

A submissão de propaganda indesejada para o consumidor, como páginas de revistas inteiramente dedicadas a propagandas, não produz mais grandes resultados, o consumidor está mais seletivo e, por isso, o Inbound Marketing ganha importância pela conquista, pelo conhecimento da necessidade do consumidor e pelo poder de escolha dado a ele.

Dessa maneira, o uso da estratégia de Inbound Marketing cresce constantemente.

 

Estágios do Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como objetivo capturar o interesse de um consumidor, ou melhor, da persona, fazer a conversão dessa persona, ou seja, coletar informações da persona, transformar a persona em um cliente e, em seguida, fidelizá-la.

Esse processo resume os estágios ou etapas do Inbound Marketing:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Fechar;

 

Atrair

Atrair a audiência é uma das características distintivas do Inbound Marketing. Para que seja despertada a atenção do consumidor, o Inbound Marketing utiliza algumas ações como: Marketing de Conteúdo, SEO e estratégias nas redes sociais. Fazem parte do processo de atração do público:

  • Otimização de sites;
  • Produção de conteúdo em blog;
  • Uso de palavra-chave;
  • Redes sociais.

 

Converter

A fase de conversão acontece quando o visitante acessa o site. A partir desse momento será necessário transformá-lo em um lead, uma persona que entrega suas informações (como e-mail e nome). Para que haja o interesse da persona de entregar suas informações é necessário oferecer algo de valor para ela.

A oferta pode ser: e-book, texto exclusivo, dados de uma pesquisa, whitepaper, ferramentas, infográfico, webinar, podcast, vídeos e outros.

Além do objetivo de capturar as informações do visitante, a entrega de ofertas também têm o objetivo de educar a persona, para que ela se transforme em um cliente.

Logo, a conversão é dividida em duas fases:

  • Conversão de visitante em lead;
  • Conversão de lead em cliente.

Para ajudar na conversão do visitante, faz-se necessário o uso de Call to action, Landing Pages e formulários.

Call to action são os links que direcionam os visitantes para a realização das ações desejadas. Quando o visitante clica no call to action, ele é conduzido a uma Landing Page, página feita exclusivamente para o detalhamento da oferta e captura das informações.

O formulário é o local que o visitante insere suas informações, tais como e-mail, nome, profissão e outros. O formulário precisa ser curto, para propiciar que o visitante permaneça na página e cumpra todos os passos para a conversão.

 

Fechar

Esta etapa representa o fechamento da venda. Para que uma venda seja realizada é preciso um relacionamento com a persona, a transmissão de confiança e de informações sobre o produto.

A automação de marketing pode ser utilizada nessa fase, essa etapa envolve a análise da necessidade da persona, ou seja, se ela baixou um infográfico sobre a profissão de design, a empresa pode oferecer, nos próximos meses, vários materiais sobre essa profissão para a persona ou enviar lembretes quando algum assunto sobre a profissão for publicado no blog.

O e-mail marketing também pode ser utilizado nessa fase, o e-mail marketing consiste no envio de e-mails para a permanência do relacionamento com o cliente.

 

Encantar

Esta fase também pode ser chamada de fidelização. Essa fase é bastante importante para a conquista efetiva do cliente.

Após a transformação do visitante em lead e do lead em cliente, cabe à empresa a tarefa de transformar o cliente em um divulgador de sua marca. Como fazer isso? Por meio do empenho em oferecer qualidade, atenção, materiais ricos e conteúdo personalizado ao cliente que já comprou o produto. Um cliente satisfeito é a melhor forma de divulgação de uma empresa.

A utilização das redes sociais e do e-mail marketing são excelentes maneiras para engajar o cliente.

 

Por que a sua empresa deve começar a utilizar o Inbound Marketing?

Entre os benefícios proporcionados pelo Inbound Marketing estão o posicionamento da marca e uma maior confiança do consumidor. Por meio da entrega de valor que pode acontecer com a produção e propagação de conteúdo útil e relevante ao leitor, ou seja, um conteúdo que ofereça, em um momento específico, a solução para a dúvida de uma pessoa.

O Inbound Marketing ainda propicia o aumento do número de clientes, seja devido à recomendação de um cliente satisfeito, do bom relacionamento mantido nas mídias sociais ou da publicação de conteúdo significativo no blog da empresa, por isso a importância da criação de um blog para a divulgação do conteúdo e de um site e landing pages para a captura dos leads.

Uma empresa, ao utilizar o Inbound Marketing, deve sempre lembrar da jornada de compra do cliente, as etapas de descoberta do problema, consideração da solução e decisão pela compra.

Dessa maneira é imprescindível criar um funil de vendas para o direcionamento das ações e do planejamento dos conteúdos.

 

Esperamos que as nossas informações sobre o Inbound Marketing tenham proporcionado a você a certeza de investir nessa estratégia para uma maior visibilidade e sucesso do seu negócio.

Você ainda tem dúvida sobre Inbound Marketing? Deixe-a nos comentários!