Marketing pessoal: saiba como melhorar a sua imagem profissional

Tempo de leitura: 4 minutos

Marketing pessoal é a divulgação de sua marca, ou seja, é o uso de estratégias para o fortalecimento da sua imagem. Você deve estar pensando se essas estratégias podem ser utilizadas por você, não é mesmo? Adiantamos que sim.

Todo profissional pode ser beneficiado com os resultados do uso do marketing pessoal, desde que acompanhado com bastante planejamento e comprometimento com o processo.

 

Para que serve o marketing pessoal?

O marketing pessoal serve para agregar valor a uma imagem, por meio da criação, fortalecimento e divulgação de uma identidade ou marca. Dessa maneira, uma pessoa torna-se conhecida por causa de suas ações e trabalho.

 

Como fazer marketing pessoal?

Para o começo de uma estratégia de marketing pessoal é necessário ter conhecimento sobre si mesmo, isto é, conhecer as suas habilidades, potencialidades, delimitações e motivações. Após esse conhecimento é preciso definir seus objetivos profissionais a curto, médio e longo prazo, e trabalhar para que eles sejam concretizados.

O próximo passo é não se manter na zona de conforto eliminando, assim, qualquer meio que proporcione o comodismo.

Outros passos são:
  • Saber o motivo pelo qual você realiza seu trabalho diário;
  • Saber o motivo pelo qual você é conhecido;
  • Saber quem você é e quem você deseja se tornar;
  • Saber as suas características fortes e fracas;
  • Ter de maneira clara na mente quem são as pessoas que lhe inspiram.

Depois de ter esclarecido os passos acima, deve-se agir no planejamento da sua marca pessoal, para que as outras pessoas enxerguem as características que você já possui, um conselho bastante importante: não crie uma imagem falsa de si mesmo, mantenha a sua personalidade.

Para ser visto, gerar confiança nas pessoas e ser reconhecido é preciso aparecer, você não deve ficar escondido. É preciso assumir uma postura diferente, inovar na execução de suas tarefas, passar uma boa impressão para as pessoas, gerando a confiança delas, ser proativo, ajudar aos colegas que têm dificuldade em alguma tarefa que você sabe fazer, relacionar-se com os outros de forma verdadeira, adquirir conhecimento e participar de eventos de sua área de atuação.

 

Divulgue a sua marca

A marca na qual falamos não precisa estar relacionada, necessariamente, a um negócio formal, relacionamos marca à identidade. A marca pessoal diz respeito às particularidades individuais.

Assim, após o conhecimento de suas particularidades e competências e definição das metas profissionais é necessário planejar como a sua marca será divulgada.

Atualmente, uma excelente maneira de praticar seu marketing pessoal é ser ativo nas redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras. O seu perfil no LinkedIn não deve ficar desatualizado, analise suas informações, atualize-as e comece a escrever artigos e publicações no LinkedIn Pulse, da mesma maneira, o seu Facebook, Instagram e Twitter devem ser utilizados para a divulgação de suas opiniões, referências profissionais e conquistas. Mostrar à sua rede de contatos que você está participando de um curso de atualização é uma excelente maneira de mostrar aos outros o seu comprometimento com a carreira.

No entanto, procure não fazer publicações exageradas e sem finalidade em todas as suas redes sociais. A sua presença on-line precisa ser útil e relevante. É preciso publicar e compartilhar informações relevantes sobre a sua área, você pode, por exemplo, fazer o resumo de um filme que se relacione à vida profissional.

Também é possível criar um site e um blog pessoal, suas redes sociais podem ser utilizadas, também, como forma de divulgar os conteúdos do seu blog. Tornar-se uma celebridade autoridade na sua área de atuação e gerar valor com o seu trabalho não é um processo rápido, mas sim o resultado de um comportamento disciplinado.

Seja qual for a sua profissão, um economista, designer, gerente de marketing de uma instituição de ensino, artesão, professor, jornalista, entre outras é imprescindível fazer algo diferente para ser notado, aumentar o seu networking e ampliar as suas oportunidades profissionais.

A internet está inteiramente disponível para você utilizá-la para a construção do seu sucesso profissional. Se você deseja mesmo investir no seu marketing pessoal, analise a sua trajetória, anote e deixe em um lugar visível o profissional que você deseja se tornar, o tempo de realização e os passos para a conquista desse objetivo.

 

Esperamos que este texto tenha despertado em você o desejo de criar uma marca pessoal forte e confiável o bastante para lhe tornar um profissional reconhecido em sua área de atuação.

Como você investe no seu marketing pessoal? Deixe seu comentário!