Por que o Marketing Digital é importante?

Tempo de leitura: 4 minutos

Por que o Marketing Digital é importante

Não basta ter a sede física de um negócio, é preciso marcar presença no mundo virtual. Hoje as pessoas passam muito tempo na internet, buscando entretenimento e informações, e, através desse meio é possível aproximar-se do público.

As distâncias entre as pessoas foram encurtadas devido às novas formas de comunicação que se modernizam constantemente. Com essas transformações, as maneiras de divulgação de marcas e as estratégias de vendas também sofreram alteração e foram impactadas pela ascensão do Marketing Digital.

Continue a leitura e saiba a importância do Marketing Digital!

 

Marketing Digital significa a totalidade de ações possíveis de serem feitas no meio on-line com estratégias que visem a atração do cliente a um produto, por meio de técnicas como o Inbound Marketing e SEO.

Com o advento da tecnologia, as pessoas mudaram a maneira de comprar. Sabe-se, por meio de estudos, que, hoje, o público pesquisa na internet sobre o produto antes de efetuar uma compra. As informações são recolhidas por meio da pesquisa na internet, em sites e em redes sociais, e é nesse momento que o Marketing Digital torna-se importante para as estratégias de venda de uma empresa.

 

Estar presente no mundo virtual, garante às empresas uma possibilidade de maior interação com seu público-alvo e, com o diálogo próximo, torna-se possível a construção do posicionamento da marca, ou seja, ser reconhecido como a melhor empresa em sua área de atuação. No entanto, apenas a criação de um site, blog e redes sociais não garante o destaque de uma marca, é necessário a formulação e aplicação de algumas estratégias de marketing.

 

Aqui entra a importância do Marketing Digital e, consequentemente, a relevância do emprego de suas estratégias, que envolvem, dentre outras formas, a produção de conteúdo que resolva os problemas do público-alvo, o envio de e-mail marketing e de newsletter, a criação de vídeos que reforcem a identidade da empresa, a produção de infográficos e a interação nas redes sociais.

 

Uma característica notável do Marketing Digital é a maior disseminação de informações que a mídias digitais podem gerar. Por exemplo, os blogs e as redes sociais permitem o “armazenamento” de comentários sobre um conteúdo e, principalmente, sobre o produto oferecido. Assim, quem busca informações tem a possibilidade de saber as impressões de outras pessoas sobre a empresa. Esse é um ponto bastante importante, pois as pessoas passam a confiar em um produto quando veem outras pessoas falando bem sobre ele e não quando a própria empresa se enaltece.

 

Um produto ou uma empresa se tornam confiáveis, na visão do cliente, a partir desse compartilhamento de informações. Então, se a oferta for irresistível e resolver a dor de um cliente, ele tem grande chance de ir no blog ou nas redes sociais da empresa e deixar seu comentário de agradecimento. Dessa maneira, outras pessoas serão atraídas no ciclo de encantamento do Marketing Digital. Mas, da mesma forma que os comentários podem ser positivos, eles podem relatar uma experiência negativa do cliente. No entanto, se o produto for bom, sempre existirão clientes satisfeitos.

 

Essas estratégias de Marketing Digital podem ser utilizadas tanto por negócios físicos quanto negócios digitais. Empresas podem surgir e oferecerem seus serviços totalmente de modo digital e essa característica não altera a credibilidade do negócio.

 

Um dos pilares do Marketing Digital é utilizar ações que façam o cliente chegar até o produto, enxergar nele a solução de um problema, sentir-se encantado pela oferta e, finalmente, realizar a compra. E, um benefício entre os inúmeros proporcionados pelo investimento em Marketing Digital é o baixo custo quando comparado ao marketing tradicional, propagado por outdoors, revistas, jornais, panfletos e outros meios.

 

Enfim, para listar a importância do Marketing Digital, podemos dizer que:

  • As campanhas são feitas para um público específico;
  • Apresenta um baixo investimento comparado ao marketing tradicional;
  • Possibilita avaliar mais acertadamente os resultados;
  • As campanhas atingem uma maior quantidade de pessoas;
  • O cliente fica encantado por encontrar um produto que seja eficaz ao seu problema;
  • Propicia o posicionamento da marca;
  • Possibilita uma melhor comunicação com o público;
  • Proporciona uma identificação com a marca.

 

São inúmeros os benefícios que o Marketing Digital proporciona a um negócio, e as empresas que rejeitarem essa nova tendência têm mais chances de serem esquecidas ou ultrapassadas. Não fique de fora! Comece a planejar suas estratégias de Marketing Digital.